Popularmente conhecida e muito requisitada, a tomografia computadorizada é capaz de detectar e fornecer informações sobre distúrbios e alterações em praticamente qualquer parte do corpo.
Desta forma, o médico poderá investigar e detectar um tumor, localizá-lo de maneira precisa, medir seu tamanho ou ainda determinar até onde foi capaz de atingir os tecidos próximos. Além é claro, de ser uma das melhores maneiras de se monitorar e acompanhar a eficácia do tratamento.
Embora seja um exame bastante popular, a tomografia computadorizada ainda gera muitas dúvidas quando é solicitada. Entenda no decorrer deste artigo o que é, para que serve e como funciona.
O que é tomografia?
De forma bem resumida, a tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo e indolor. Pode-se dizer que a TC é a junção do equipamento de raio-x com computadores capazes de produzir imagens de alta qualidade dos órgãos, ossos, estruturas e tecidos internos.
Capaz de captar imagens em 360 graus, a tomografia computadorizada consegue gerar imagens em fatias que permitem analisar qualquer estrutura em todos os ângulos possíveis. Entretanto, por se tratar de um exame que emite radiação, é preciso se atentar à frequência do exame, uma vez que a radiação é cumulativa no organismo.
Em aparelhos mais modernos, é possível regular a quantidade de radiação, permitindo reduzi-la em determinadas situações. Segundo os órgãos responsáveis, no caso o Colégio Brasileiro de Radiologia, o recomendado é que a dose de radioatividade seja registrada no laudo a fim de controlar a exposição anual do paciente.
Além disso, equipamentos de tomografia mais modernos permitem também que as imagens captadas sejam reconstruídas tridimensionalmente. Logo, promovem aos médicos uma perspectiva melhor com maior qualidade e detalhes da lesão ou distúrbio investigado. Consequentemente, permitindo assim, um diagnóstico mais preciso e um estudo mais detalhado se comparado a uma radiografia comum.
Para que serve a tomografia?
Em geral, a tomografia computadorizada é um exame destinado a investigar através de imagens de alta resolução diversas partes do corpo, desde ossos, tecidos até órgãos e outras estruturas internas.
O exame é muito utilizado para diagnosticar inúmeras variações, doenças e alterações no corpo humano. O Acidente Vascular Cerebral, por exemplo, pode ser diagnosticado através da tomografia. Além dele, também podemos citar: hemorragias, aneurismas, derrames, edema cerebral, pneumonia, perfuração de alças intestinais, infartos, fraturas, nódulos, tumores entre outros.
Aqui, vale destacar que por se tratar de um exame com rico detalhamento de imagens, a tomografia computadorizada é capaz de detectar nódulos bem pequenos que possivelmente se tornariam tumores. Permitindo, portanto, um tratamento precoce com altas chances de cura.
Como funciona o exame de tomografia computadorizada?
O exame de tomografia computadorizada é realizado por um técnico em radiologia com especialidade na área. Para realizar o exame, o paciente é colocado deitado sobre uma espécie de mesa pertencente ao aparelho que se move para dentro e para fora do túnel do equipamento, conhecido como tomógrafo.
Quando a mesa com o paciente se move para dentro do equipamento e o exame se inicia, o tubo de raio-x se move em torno do paciente, onde emite feixes de radiação em diversos ângulos. Dessa forma, o equipamento capta inúmeras imagens que posteriormente serão analisadas.
Vale destacar que a posição do paciente irá variar de acordo com a parte do corpo a ser escaneada. De toda a forma, durante o exame é preciso que o paciente se mantenha imóvel a fim de não interferir no resultado das imagens.
A tomografia computadorizada é um exame que dura em média de 10 a 30 minutos. Em determinados casos, pode ser necessário a administração de contraste iodado, que pode ser via oral, por sonda ou intravenosa. Essa substância ajuda a definir melhor os vasos sanguíneos e possíveis lesões.
Embora possa ser feito em praticamente todo o corpo, é mais comumente utilizada para analisar estruturas do cérebro, cabeça, pescoço, tórax e abdômen. Vale frisar que o procedimento é indolor, não causa desconforto ao paciente e seu resultado sai em poucas horas.
Tipos de tomografia
Como dito, a tomografia pode ser utilizada para investigar qualquer alteração em qualquer parte do corpo e com isso realizar diagnósticos dos mais variados tipos de enfermidades. Sendo, inclusive, um dos exames mais precisos e com maior detalhes hoje utilizado. Desta forma, há diversos tipos de tomografia, entre as principais podemos citar:
- Tomografia com contraste: com uso de contraste iodado, as imagens obtidas pela TC ficam ainda mais nítidas facilitando a observação de problemas em regiões vascularizadas, alterações no crânio, coluna, abdômen e até mesmo nas articulações. Vale destacar que o contraste pode causar alergia, portanto, é imprescindível o preenchimento correto de um questionário antes de realizar o exame.
- Tomografia do crânio: neste caso a tomografia visa analisar a região cérebro bem como a caixa craniana. Sendo muito utilizada para diagnosticar doenças vasculares como o AVC, traumatismo craniano, tumores, fraturas, malformações e hidrocefalia.
- Tomografia torácica: esta, por sua vez, auxilia na investigação e diagnóstico de doenças pulmonares ou problemas na caixa torácica. Logo, é possível diagnosticar doenças, malformações ou anormalidades no coração, pulmão e áreas ao entorno.
- Tomografia da coluna: com o objetivo de examinar ossos, tecidos moles e articulações da região lombar da coluna, a TC permite identificar tumores, infecções, ferimentos, hérnias ou outros problemas que atingem a região.
Preparo do exame de tomografia
No geral, para realizar a tomografia computadorizada, o paciente deve chegar com ao menos 30 minutos de antecedência do horário marcado para que seja preparado para o exame. Basicamente, o preparo da TC varia de acordo com a região que será investigada, bem como quanto à necessidade ou não do uso de contraste.
Principais cuidados e contra indicações
Embora seja um exame bastante comum, há contra indicações e cuidados que precisam ser tomados. De maneira geral, a tomografia é contraindicada para gestantes e/ou para pacientes asmáticos ou alérgicos ao contraste.
Além disso, é importante destacar que qualquer objeto de metal deverá ser retirado antes de realizar o exame, como por exemplo: jóias, piercings, brincos, alianças entre outros.
Também é importante destacar que caso o paciente possua dispositivos como marca-passo ou similares, deverá informar o examinador, que tomará as medidas necessárias para garantir a segurança do paciente.
Importância do exame de tomografia
Como vimos, a tomografia computadorizada é um dos exames de imagens mais comumente realizados na área médica de todo o mundo. Estando assim, presente em hospitais e clínicas de pequenas a grandes cidades. Permitindo assim, a investigação e diagnóstico, bem como acompanhamento de doenças como câncer, tumores, embolias pulmonares, hemorragias e muitas outras.
Dada a importância do exame, é válido afirmarmos que sua realização deve ser feita por um especialista com todas as competências e infraestrutura necessária para garantir um resultado preciso, seguro e confiável.