Ao realizar um exame, médico e paciente têm como objetivo verificar o funcionamento correto do organismo e identificar possíveis anomalias. Além disso, não são poucos os diagnósticos que dependem do resultado destes exames. Por isso, é fundamental que estes exames sejam realizados com o maior cuidado e atenção. Afinal, em muitos casos, não há nada pior do que um falso positivo.
Infelizmente, este tipo de situação não é tão incomum e pode ocorrer em diversas situações. Um exame com falso positivo pode acontecer por uma série de motivos que não se resumem unicamente ao erro humano, podendo também ser causado pelo uso de medicamentos (que podem alterar os exames), uso inadequado de equipamentos ou leitura errada dos dados.
Apesar disso, é inegável que receber um exame com resultado incongruente pode causar uma série de problemas, uma vez que não condizem com a realidade. Além disso, um falso positivo ou até mesmo um falso negativo, podem inclusive, trazer consequências tanto para o estado emocional dos pacientes, como também complicações legais para médicos e clínicas de saúde.
Para entender melhor o porquê de isso acontecer, bem como as situações em que é possível ocorrer um falso positivo, acompanhe o conteúdo a seguir!
Quais exames podem gerar um falso positivo?
No geral, muitos são os exames que podem ter como resultado um falso positivo, especialmente, os que detectam antígenos ou anticorpos.
Os mais conhecidos dentre todos são os que indicam HIV, Covid-19 e gestação. Entretanto, engana-se quem pensa que eles são os únicos. Além destes, exames para identificar dengue e hepatite, por exemplo, também podem gerar um falso positivo.
Este é o caso também do exame PSA, indicador de câncer de próstata, que por conta de algumas atividades ocorridas antes da coleta ou mesmo por inflamações adversas da própria próstata podem indicar um resultado incongruente com a realidade.
De todo o modo, o recomendado é repetir determinados exames a fim de garantir um resultado mais assertivo e um laudo que esteja de acordo com a realidade do que acontece com o seu corpo.
Leia também: Exames laboratoriais: conheça os mitos e verdades
Por que um exame pode resultar em um falso positivo?
Independente de qual seja o exame, todos eles possuem riscos e alguns deles podem resultar em um falso positivo. Os próprios laboratórios possuem conhecimento sobre estas possibilidades e, em exames como o de HIV, por exemplo, sempre que um resultado é positivo, o paciente é testado novamente.
Trata-se de um excesso de zelo que se mostra importante e necessário, já que a detecção da doença de fato muda muito o curso da vida do paciente. Por isso, é de suma importância tomar todas as cautelas possíveis para evitar este tipo de situação.
Vale ressaltar que sempre que um exame apontar um resultado positivo, mas não for, ele é considerado falso positivo. Isso pode acontecer por uma série de fatores, dentre os quais, destacam-se:
- Material coletado contaminado por quaisquer outros.
- Reação adversa do material coletado com algum produto do teste.
- Presença de alguma substância diferente da analisada, causando um resultado positivo, mas que não necessariamente possa estar ligado ao tema da investigação.
- Ferramentas de coleta contaminadas.
- Leitura errônea dos dados.
Normalmente, toda a manipulação é feita com muita cautela, porém, mesmo assim o falso positivo pode acontecer por motivos de força maior. Assim, em casos em que haja desconfiança quanto ao resultado, é indicado que o exame seja repetido para confirmar o laudo obtido.
Você sabe quais são os impactos de um resultado falso positivo?
Um retorno falso positivo pode realmente causar uma série de problemas ao paciente. Tanto a saúde física, quanto a emocional, podem ser seriamente afetadas, seja por conta de sentimentos como estresse, ansiedade e depressão como pela realização de exames invasivos e desnecessários, fazendo com que o paciente sofra com uma montanha-russa de emoções.
Em circunstâncias em que um teste de gravidez, por exemplo, tão esperado, aponta um falso positivo, o primeiro momento de felicidade pode se transformar em um verdadeiro drama posteriormente.
Já em casos de identificação de doenças, ele pode causar aflição, seguida de alívio quando identificado o erro.
De qualquer forma, em ambas as situações, o resultado errôneo causa muito desconforto, aumentando a ansiedade e trazendo consigo transtornos desnecessários.
Falso positivo: é possível minimizá-los?
É importante salientar que os exames com falso positivo não são propositais, sendo impossível garantir uma taxa de 100% de acertos em todos os exames. Apesar disso, há maneiras de se diminuir estas situações.
Para que os erros sejam minimizados, todo laboratório toma sim os cuidados previstos legalmente, porém, nem sempre eles são resultados de falha humana. Como já visto, há muito mais além da manipulação que pode resultar em um falso positivo.
Os erros podem ser resultado de incongruência oriunda do próprio organismo ou ainda de incompatibilidade com os testes, o que se mostra fora do controle dos profissionais do laboratório.
De toda forma, para resultados cruciais em que o resultado é positivo, se houver alguma desconfiança de que eles não são compatíveis com a realidade, uma nova testagem pode ser a solução mais aconselhada.
Como confiar nos resultados?
Ao realizar um exame, nem todo o paciente pensa ou desconfia dos resultados obtidos. Mas, como vimos, alguns resultados podem sim dar um falso positivo, prejudicando um eventual diagnóstico. Pensando nisso, como confiar nos resultados?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que toda amostra para exame deve ser coletada com o maior zelo e cuidado por profissionais habilitados e qualificados para tal. Também é preciso se certificar de que se trata de uma clínica ou estabelecimento de saúde credenciado e regulamentado.
A Cedusp, por exemplo, dispõe de uma equipe composta por profissionais altamente treinados e especializados. Aqui, todos os exames são coletados com ampla cautela e cuidado.
Nossos laboratórios realizam todos os testes de qualidade e estão em conformidade com a regulamentação vigente que determina como os procedimentos devem ser realizados. Seguindo todos estes procedimentos, os riscos de se obter um resultado falso positivo são minimizados.
Conte com a Cedusp para realizar os seus exames e conte com resultados precisos e com mínimas taxas de erro.