Cuidar de um filho não é uma tarefa fácil e para que esse cuidado seja primoroso, o início deve se dar no autocuidado da mãe, da mulher. Logo, nele engloba uma série de pequenos atos que toda mulher deve ter consigo mesma: desde tratar-se bem, com carinho, tratar da sua saúde mental, até tratar da sua saúde física. Neste contexto, a mamografia encabeça a lista dos cuidados sérios que se deve ter para com o seu corpo físico.
Além disso, o exame de mamografia é capaz de detectar doenças graves como o câncer de mama. Logo, como quase tudo na vida, a prevenção é o melhor remédio! E cá entre nós? No quesito saúde é ainda mais. De maneira geral, o exame de mamografia é recomendado para mulheres a partir dos 50 anos e deve ser realizado (segundo o Instituto Nacional de Câncer) a cada dois anos em caso de prevenção, ou seja, quando não há nenhuma suspeita ou alteração indicativa de nódulos.
A mamografia, também é indicado para mulheres que tenham alguma suspeita, sendo assim, é recomendado a realização do exame mesmo antes da idade indicada. Dessa forma, há um monitoramento mais seguro e uma conscientização maior sobre o câncer de mama. Mas, você sabia que mesmo se tratando de um exame conhecido e comum entre as mulheres, ainda há diversos mitos que rondam o assunto?
Foi pensando exatamente nisso que criamos o artigo de hoje. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o exame de mamografia, confira a seguir o que de fato é mito e o que é verdade:
O que é Mamografia?
Antes de darmos prosseguimento ao artigo e esclarecer algumas dúvidas, bem como, apontar os mitos e verdades sobre mamografia, é preciso contextualizarmos o termo. Você sabe o que é mamografia?
Resumidamente, o exame de mamografia nada mais é do que um exame de radiografia das mamas onde a intenção é identificar algum nódulo suspeito. Além dos nódulos, o exame também verifica se há outros tipos de lesões e assimetrias, e, claro, ajuda a diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Agora sim, termo contextualizado, vamos descobrir o que é mito e o que é verdade! Bora conferir?
Mamografia: o que é Mito e o que é Verdade?
No geral, muito se ouve dizer que a mamografia é um exame doloroso ou invasivo. Ou que dependendo do tamanho da sua mama, você sentirá mais dor. Ou ainda que o exame só é feito por mulheres. Bem como, mulheres com silicone não podem fazer o exame… Mas, será que esses questionamentos são mitos ou verdades? É o que vamos descobrir a seguir:
A Mamografia é um Exame Doloroso?
Já de cara, vamos logo dizer… Depende… Ok, agora você deve estar pensando: “O artigo não é sobre mitos e verdades? Como assim depende?” Calma que eu vou te explicar!
De maneira geral, o que irá definir se o exame de mamografia é ou não doloroso para você é a sua percepção de dor. Para melhor compreender, entenda como é feito o exame:
O exame de mamografia em si é feito com a mulher em pé, de frente para o mamógrafo onde se posicionará de modo que as placas consigam ficar uma em cima e outra embaixo das mamas, uma de cada vez. Dessa forma, como uma radiografia padrão, você deve manter-se imóvel e trancar a respiração por alguns segundos até que a imagem seja capturada.
Durante o exame, as placas fazem uma leve pressão sobre as mamas, mas nada que cause uma dor intensa. Em situações de muita sensibilidade, talvez haja algum leve desconforto, mas se levar em conta o bem que o exame busca trazer para a saúde feminina, o desconforto pode passar despercebido. Então sim, depende.
A Radiação da Mamografia faz mal para a Saúde
Bom, isso é mito! Como vimos no tópico anterior, a mamografia é realizada através de um equipamento de radiografia. Entretanto, os raios-X emitidos são em tão baixa quantidade que não são capazes de causar mal à saúde. Porém, é preciso dizer que a absorção de radiação é cumulativa e pode sim causar problemas a longo prazo quando a exposição é muita alta. Mas, quanto ao exame de mamografia em si, nada a se preocupar.
A Mamografia deve ser feita por todas as Mulheres
Agora sim, verdade! Em geral, o exame de mamografia serve para detectar possíveis anomalias nos tecidos mamários, sendo comumente utilizado para o diagnóstico de câncer de mama.
Neste contexto, é recomendado que todas as mulheres façam a mamografia periodicamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres a partir dos 40 anos de idade devem realizar o exame anualmente. Dependendo do caso, o exame pode ser solicitado em um intervalo maior, de dois em dois anos, por exemplo.
Além disso, a mulher em qualquer idade que identificar alguma anomalia ou suspeita, também deve realizar o exame o quanto antes para acompanhamento e averiguação.
Quem tem Silicone não pode fazer Mamografia
Mito, mito, mito, mil vezes mito! Como dissemos no tópico anterior, todas as mulheres podem e devem realizar o exame de mamografia. A grande maioria das pessoas especulam que isso não seja possível em mulheres com silicone, por acharem que as próteses podem interferir ou prejudicar o resultado. E bem, isso não é verdade. O silicone não prejudica o exame e muito menos é afetado pelo exame. Ou seja, mulheres com silicone podem fazer mamografia sem medo!
Quem tem os peitos maiores sentem mais dor na Mamografia
Esse, acredito que você já saiba a resposta ou ao menos tenha uma ideia – já que, já abordamos sobre se o exame de mamografia dói. Bem, se você pensou que a resposta é depende, você acertou. Como dissemos lá no começo, a sensação de dor ao fazer o exame depende muito da tolerância de cada pessoa para a dor. Ou seja, é muito relativo.
E cá entre nós? Mesmo que haja um desconforto, só de saber da importância e benefícios do exame, o desconforto vai se amenizar em 2 segundos.
A Mamografia é um Exame só para Mulheres
Essa é fácil vai, mito! Embora seja mais comumente realizado por mulheres, o exame de mamografia também pode ser solicitado para homens. Assim como as mulheres, os homens também possuem mamas e podem em situações raras, serem acometidos pelo câncer de mama. Desta forma, o exame de mamografia para homens é recomendado quando o paciente apresenta aumento da mama repentino e anormal, nódulos ou outras alterações
Além disso, você sabia que o exame de mamografia é em muitas vezes mais preciso em homens do que em mulheres? Este fator está diretamente ligado à densidade das mamas, já que os homens não possuem mamas tão densas ou outras alterações que podem interferir no exame.
E aí, qual destes questionamentos você já sabia da resposta? Se surpreendeu com alguns mitos e verdades aqui apresentados?
Ah e não se esqueça de seguir a Cedusp nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e curiosidades, esperamos por você!