BLOG DA CEDUSP

10 dicas de como prevenir e cuidar da pressão arterial

A elevação da pressão arterial chama-se hipertensão e causa diversos malefícios para a saúde. Confira 10 dicas para prevenir e cuidar da sua pressão!
cuidados com a pressão arterial, pressão arterial, pressão alta

Basicamente, a pressão arterial é a força com que o sangue corre dentro do nosso corpo. Essa força faz uma pressão interna nas artérias e, quando ela está muito alta, pode rompê-las.

Para que isso não ocorra, é indispensável que todo indivíduo tome alguns cuidados com a sua saúde. Estes cuidados podem ser referentes a alimentação, prática de atividade física e, inclusive, a manutenção da saúde mental.

A elevação da pressão arterial chama-se hipertensão. Alguns dos principais sintomas da hipertensão são dores de cabeça, dificuldade para respirar, sonolência, visão turva e zumbido no ouvido.

A hipertensão também pode resultar em prejuízos graves para o paciente portador da condição e, portanto, ações de prevenção e cuidados são fundamentais.

Pensando nisso, reunimos neste artigo 10 dicas de como prevenir e cuidar da sua pressão arterial. Assim, você poderá ter uma vida muito mais saudável. Confira:

Confira 10 dicas para prevenir e cuidar da sua pressão arterial

A pressão arterial afeta diretamente a vida do indivíduo. Ela pode deixar sua vida tranquila ou verdadeiramente perigosa.

Deste modo, a recomendação é levar uma vida dentro dos padrões de saúde. Uma pessoa que cuida da sua alimentação, da saúde mental e possui hábitos de sono adequados, está no caminho de ter uma resposta positiva do seu corpo.

Cuidar bem do seu corpo, ingerir alimentos adequados, exercitar-se, são coisas que só você pode fazer por si. Apesar de o profissional da saúde poder indicar quais são as melhores escolhas a fazer, apenas o próprio paciente pode se responsabilizar pela manutenção do que lhe é instruído.

Considerando que a pressão arterial causa inúmeros prejuízos à saúde, seguir as dicas a seguir pode ser uma ótima maneira de transformar a sua saúde e controlar a pressão arterial.

1. Mude seus hábitos alimentares

Alimentar-se de forma mais saudável colabora para a saúde como um todo. Especificamente no zelo com a pressão arterial. O ideal é, portanto, controlar o consumo de alimentos ricos em sódio e potássio, pois o desequilíbrio desses nutrientes pode ser muito prejudicial.

Além disso, optar por comidas ricas em fibras também surte bastante efeito na busca pela mudança de hábitos alimentares para este fim. Logo, usar a alimentação como forma de controlar ou prevenir a doença faz parte do melhor caminho a se escolher.

2. Mantenha o peso controlado

A grande ingestão de alimentos indevidos pode ocasionar um indesejado acúmulo de placas de gordura dentro das artérias. Essas placas dificultam a passagem do sangue. Quando isto acontece, a pressão arterial tende a subir de imediato.

Para evitar o efeito dominó, o indicado é que se mantenha o cuidado com o consumo de alimentos que possam resultar nessas placas de gordura. Portanto, o controle do peso é uma ótima forma de como prevenir e cuidar da sua pressão arterial.

3. Evite alimentos gordurosos e fast foods

Em geral, os alimentos oferecidos por fast foods, não agregam muito à sua saúde. Eles são muito gordurosos, além de apresentarem um baixo índice de nutrientes. Também sustentam por pouco tempo, o que faz com que o consumidor precise buscar por outro alimento muito rápido.

Obviamente, você não precisa abolir aquele hambúrguer que tanto gosta da sua vida para sempre. Apenas saiba balancear deixando o seu consumo para momentos específicos e não tão frequentes.

4. Reduza o sal

Além de controlar o consumo de alimentos gordurosos, o sal também deve ser consumido com moderação. Isto porque, o alto consumo de sal é um grande vilão para o controle da pressão arterial.

Por ser um grande retentor de água, ele pode prejudicar a saúde de quem o consome em excesso. A água retida tende a ficar dentro das artérias, o que, de forma similar às placas de gordura, também aumenta a pressão do indivíduo.

Para fugir dessa tentação que auxilia no aumento do sabor do alimento, o indicado é buscar por temperos naturais. As ervas, em geral, conseguem suprir o sal de forma adequada e igualmente saborosa.

5. Cuide da sua saúde mental, seja feliz!

Estar bem consigo mesmo é uma excelente forma de deixar tudo mais leve. Uma vida levada assim, de forma menos acelerada, tem grande propensão a diminuir uma série de doenças. A hipertensão é uma delas.

Não exigir do seu corpo e principalmente da sua mente respostas demasiadamente sérias o tempo todo só traz benefícios. Dito isso, dê um tempo para curtir os prazeres da vida. Divirta-se, programe passeios, relaxe e seja feliz! A sua pressão arterial e saúde como um todo, irão te agradecer.

6. Reduza o estresse

Passar por situações de estresse faz com que nosso corpo entenda que estamos correndo algum tipo de risco. Quando ele entende essa informação, ocorre a liberação de adrenalina e também de cortisol. Ambas as substâncias fazem com que a pressão arterial suba.

Essa é uma resposta rápida do corpo pensando realmente em dar um impulso para uma possível fuga. Considerando tais aspectos, não potencializar o tamanho dos problemas é uma excelente forma de evitar que o cérebro libere hormônios de forma indevida. Logo, evite se estressar!

7. Não fume

O tabagismo traz somente malefícios a qualquer pessoa, quanto aos hipertensos, pode ser ainda mais prejudicial. Cada tragada em um cigarro é uma nova possibilidade de entupimento das artérias.

Isso ocorre, pois o fumo aumenta o nível de coagulação do corpo. Tal alteração pode ser linkada diretamente ao aumento da formação de placas de gordura dentro das artérias. Por consequência, a elevação da pressão também.

8. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

Assim como o tabagismo, o consumo de bebida alcoólica em excesso deve ser evitado. A bebida alcoólica tem, normalmente, um elevado teor de carboidratos. Para pessoas com dieta balanceada, o consumo em excesso tende a ser um grande inimigo.

Ainda que a alimentação esteja perfeita, se o consumo de bebidas alcoólicas for muito alto, o retrocesso é tão grande que quase equivale a não estar cuidando do que se come.

Além disso, aos já hipertensos, o álcool tende a desregular o efeito dos medicamentos. Portanto, em posse de informações tão valiosas e relevantes, atenha-se ao consumo máximo diário permitido de acordo com o acompanhamento médico.

9. Pratique exercício físico

De maneira geral, a prática de exercícios físicos é benéfica para todas as pessoas. A recomendação ideal é de ao menos 30 min diários, repetindo ao menos três vezes por semana. Os exercícios físicos colaboram para a saúde do coração, especialmente os aeróbicos.

Há diferentes tipos de exercícios físicos que podem ser praticados independentemente do seu estilo. São exemplos: corrida; natação; ciclismo; vôlei; tênis; futebol; entre outros.

10. Durma bem

A falta de uma noite de sono ideal e reparadora pode aumentar muito suas chances de ter problemas com a sua pressão arterial. Isso porque é durante o período de sono que o corpo se recupera de tudo o que ocorre durante o dia.

Então, todo o estresse e movimentação que o paciente passa durante o intervalo em que fica acordado precisa de um tempo de recompensa.

É também nesse período de descanso que a pressão tende a se manter mais baixa. O que dá ao coração um momento para retomar seu funcionamento de forma mais plena e tranquila.

Dica extra: Acompanhe o seu estado de saúde, faça check-ups periódicos!

É muito importante manter o controle da sua saúde, e, como muitas doenças são silenciosas até que se tornem realmente um problema sério, é ideal que seja feito um acompanhamento mais detalhado.

Assim, realizar periodicamente exames de rotina é a forma mais acertada de conseguir esse tipo de segurança. Desta forma, é possível rastrear muitas das alterações possíveis de ocorrer.

Em posse dessas informações, o médico terá a chance de orientá-lo para que as providências necessárias sejam tomadas, garantindo a manutenção da sua saúde como um todo.

Compartilhe

Você também pode gostar

escolha a unidade mais próxima de você

Duas unidades em Guarulhos com toda a excelencência e conforto que você merece!

A CEDUSP é parceiro oficial de dezenas de clínicas médicas espalhadas por toda Guarulhos e também é o braço médico de diversos profissionais que atuam em seus consultórios nas mais variadas especialidades.

UNIDADE CENTRO

UNIDADE TABOÃO